TEMOS A PRONTA ENTREGA PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL – PTI Tecnologia em
Marketing Digital
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PRODUÇÃO
TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI
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Curso Superior de Tecnologia em Marketing
Digital
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PRODUÇÃO TEXTUAL
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INDIVIDUAL – PTI
Tecnologia em Marketing Digital
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Curso: |
Marketing digital |
Semestre: 2º e 3º |
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Disciplinas: |
·
ANÁLISE E TENDÊNCIA DE MERCADO ·
BRANDED CONTENT ·
ED:DESIGN THINKING ·
EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO ·
MÍDIA ONLINE ·
DIREITO DAS RELAÇÕES DE CONSUMO |
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Professores: |
·
Henry Tetsuji Nonaka ·
Nicole Cerci Mostagi ·
Eduardo de Faria Nogueira ·
Suzi Bueno de Almeida ·
Luana da Costa Leão |
|
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Competências: |
Esse processo visa
capacitar e qualificar o aluno para o mercado de trabalho, cenário
de sua futura
atuação profissional. ·
Preparar o profissional de marketing digital para
que consiga observar e interpretar
o ambiente de marketing ao seu redor e assim detectar oportunidades e
tendências de mercado. ·
Preparar o profissional de marketing digital
para agregar valor
às organizações por meio do
posicionamento bem feito de marca e do planejamento de branded content
de forma estratégica e eficaz. ·
Compreender os principais conceitos e aspectos gerais sobre a experiência
do usuário (User Experience – UX), as implicações para o desenvolvimento de plataformas interativas e interfaces virtuais, e suas relações com as estratégias e aplicações de marketing digital. ·
Elaborar estratégias de divulgação, comunicação e promoção das empresas por meio das redes sociais
para maior aproximação do consumidor. ·
Promover ao profissional de marketing digital o
domínio das normas jurídicas
incidentes sobre as relações de consumo que se concretizam dentro e fora do ambiente
virtual. |
|
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Habilidades: |
Ao concluir as etapas
propostas neste desafio, você terá desenvolvido as seguintes competências e habilidades: ·
Reconhecer tendências de mercado que possam levar
uma empresa ao desenvolvimento de seus
negócios em marketing digital. ·
Formar profissionais que possuam capacidade
analítica, de resolução de problemas, adaptação e flexibilidade e que atuem
com criatividade e inovação
nas organizações. ·
Raciocínio crítico e resolução de problemas
aplicados aos negócios virtuais. |
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·
Interpretar uma situação-problema a partir do
marketing digital utilizando as ferramentas das
mídias onlines para
o desenvolvimento de estratégias para
agregar valor ao produto/serviço. ·
Formar o profissional de marketing digital para
atuar no comércio eletrônico com base nos parâmetros de legalidade que envolvem as relações de consumo. |
|
Objetivos
da Aprendizagem: |
A produção textual
é um procedimento metodológico de ensino aprendizagem que tem por objetivos: •
Favorecer a aprendizagem. •
Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo
aprendizado eficiente e eficaz. •
Promover o estudo
dirigido a distância. •
Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos
e o auto aprendizado. •
Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. •
Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para os Cursos
Superiores de Tecnologia e ao que
estabelece o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia. •
Promover a aplicação da teoria e conceitos para
a solução de
problemas práticos relativos à profissão. •
Direcionar o estudante para a busca
do raciocínio crítico
e a emancipação intelectual. |
Prezado Aluno,
Seja bem-vindo
a este semestre!
A proposta de Produção Textual
Interdisciplinar Individual (PTI) terá como tema a “Dando olé na pandemia: como o futebol
manteve sua torcida
engajada em 2020”. A pandemia do Coronavírus que o mundo vive desde o início de 2020
trouxe muitos efeitos ao mundo: econômicos, sociais e culturais. Com as ações de isolamento social, escolas ficaram
fechadas, várias organizações adotaram o trabalho
remoto e as atividades culturais e esportivas, como shows, eventos e jogos de
futebol deixaram de ser
realizados ou foram realizados de forma virtual.
O ano de 2020, apresentou diversos
desafios para os apaixonados pelo futebol, mas até agora, muitos clubes têm conseguido engajamento por meio de
ações que valorizam suas marcas e mantém o amor pelo clube vivo no coração dos torcedores.
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Nesta
Produção Textual você desenvolverá um material argumentativo que deve contemplar as indagações do roteiro de conteúdos sobre a situação-problema (situação geradora de aprendizagem
– SGA) proposta. Para tanto,
a seguir apresentamos as orientações.
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ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL
·
A produção textual é um trabalho
original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros
alunos.
·
O trabalho deve ser postado na
pasta específica (na pasta atividades interdisciplinares) obedecendo ao prazo limite de postagem
conforme disposto no cronograma do curso. Não
existe prorrogação para a postagem da atividade.
·
É importante e necessário que você leia os materiais
disponíveis das disciplinas do semestre;
·
Além da pesquisa nos materiais das disciplinas, lembre-se que a
Biblioteca Virtual tem excelentes
obras que tratam dos temas propostos - a pesquisa é fundamental para o bom desenvolvimento do trabalho;
·
A Produção Textual deverá ser
desenvolvida inteiramente dentro das Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT
(Capa, Folha de rosto, Sumário, Desenvolvimento, Conclusão, Referências, etc).
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2. Leitura
e interpretação da SGA (Situação Geradora
de Aprendizagem)
Dando olé na pandemia: como o futebol
manteve sua torcida
engajada em 2020
A pandemia do Coronavírus que o mundo
vive desde o início de 2020 trouxe muitos efeitos ao mundo: econômicos e sociais. Com as ações de isolamento social, escolas ficaram
fechadas, várias organizações adotaram o trabalho remoto e as atividades culturais e esportivas, como shows, eventos e jogos de futebol deixaram
de ser realizados ou foram realizados de forma virtual.
No mundo do futebol, no auge da
pandemia, 211 das 215 federações associadas à FIFA cancelaram todos os jogos e pararam suas atividades. Com isso, o impacto financeiro ao mercado foi
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de 14 bilhões de dólares, cerca de 73 bilhões de reais
(BONSANTI, 2020). No Brasil, estimou-se que os principais clubes, até o fim de 2020, perderão, ao menos R$ 2 bilhões,
na soma total (FERNANDES, 2020).
Embora
os campeonatos tenham
voltado a ocorrer
desde o fim de julho,
todos os jogos têm sido feitos sem presença da torcida. Se
você é ou conhece um torcedor apaixonado por futebol, provavelmente sabe o impacto emocional sofrido por não poder
assistir ao seu clube do coração de perto, no estádio. Afinal, o
torcedor sempre foi considerado o 12º jogador!
A relação dos torcedores e dos
jogadores com os estádios de futebol é grande. Uma torcedora afirmou que o estádio de futebol “[...] é onde
colocamos a conversa em dia, torcemos e sofremos juntos.
Têm amigos que eu conquistei no estádio e que eu vou levar
para a minha vida toda, é
um lugar bem especial” (FONTANA, 2020, on-line).
Ricardo Gonzalez, comentarista de futebol do
SporTV, afirmou que: “[...] sou jornalista há 33 anos, cronista esportivo
há 32 e torcedor há 46. Tempo
suficiente para saber
que futebol só faz sentido
com a presença de torcedores em campo. Podem ser poucos, mas sem eles o jogo vira
burocracia, um mero cumprimento de tabela” (GONZALEZ, 2020, on-line).
Economicamente, os jogos sem torcida também
representam prejuízos aos clubes. Da volta dos jogos até setembro de 2020, times
como o Fluminense e Flamengo perderam mais de 1 milhão em ingressos (LANCE, 2020). Com todos esses impactos, a gestão e
o marketing esportivos têm ganhado
muita força. Os clubes brasileiros e internacionais precisaram se reinventar
para conseguir renda e continuar engajando seus torcedores, seu público
e seus patrocinadores.
Se antes da pandemia, o foco dos
programas de sócio-torcedor estava sobre as vantagens que os torcedores poderiam ter no acesso aos jogos, com
ingressos mais baratos, participação na pré-venda,
carteirinha de acesso ao estádio
etc., após a pandemia os clubes intensificaram as campanhas baseadas em engajamento. Como o caso do Coritiba Foot
Ball Club, que deu a chance dos seus sócio-torcedores de divulgarem seus pequenos negócios
nas mídias sociais
do clube (AVANCINI, 2020), em gamificação, como o
caso do Ceará Sporting Clube, que criou a campanha “Cuide do seu Vozão” (VASCO, 2020), além de experiências de streaming, como foi o caso dos jogos do Flamengo na Taça Rio, em 2020.
Por outro lado,
para garantir que os torcedores tivessem
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minimizada a falta de ver os jogos nos estádios, diversos
clubes transformaram a experiência dos torcedores nessa
nova fase.
Primeiro, diversos clubes, como São
Paulo, Botafogo, Corinthians e Portuguesa lançaram campanhas para a venda de totens com fotos dos torcedores a
serem colocados nas arquibancadas dos estádios.
Quando as torcidas
puderem voltar às arquibancadas, os torcedores poderão
levar seus totens
para casa. A figura
a seguir mostra
os totens no estádio
do Botafogo:
Figura 1 – Totens no estádio do Botafogo

Fonte: FOGÃONET,
2020.
Além
disso, os clubes brasileiros também abriram espaço
em seus estádios
para a colocação de bandeiras
enviadas pelos seus torcedores. No caso do Palmeiras, a decoração do estádio tem sido realizada pelas torcidas organizadas e
pelo departamento de marketing, que recebe bandeiras de torcedores e consulados e também as coloca nas arquibancadas
(MATOS, 2020). A figura 2, mostra as bandeiras
estendidas no estádio do Palmeiras.
PRODUÇÃO TEXTUAL
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Figura 2 – Bandeiras no estádio
do Palmeiras

Fonte: Romero, 2020.
Em relação à experiência de assistir os
jogos pela TV, nos jogos em que os clubes são
mandantes, os engenheiros de som dos estádios agora têm uma nova função:
“colocar em todas as caixas de som os
barulhos, os cantos e a vibração da torcida, para não deixar o ambiente ficar silencioso. Esses funcionários agora são
as vozes e o apoio enquanto os demais têm de torcer pelo time à distância, pela televisão” (CAMPOS,
2020, on-line). São esses
funcionários os responsáveis por colocar sons de apoio e mesmo
vaias, dependendo do ritmo do jogo, tendo o papel de imaginar
como que a torcida reagiria e
reproduzir essa reação nos alto-falantes, dando emoção ao andamento do jogo, tanto para os jogadores que sentem
falta dos barulhos da torcida, quanto aos torcedores, que podem
unir seus cantos
ao expressados na tela.
O ano de 2020, apresentou diversos
desafios para os apaixonados pelo futebol, mas até agora, muitos clubes têm conseguido engajamento por meio de
ações que valorizam suas marcas e mantém o amor pelo clube vivo no
coração dos torcedores.
Imagine que você seja responsável pelo marketing digital/relacionamento com os torcedores de um clube de futebol
e que tenham que realizar
ações de engajamento dos torcedores nesse período em que não é possível
ir aos estádios. Você deve pensar em soluções, principalmente digitais, que possam agregar valor à experiência dos seus clientes.
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PRODUÇÃO TEXTUAL
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Agora é com você!
Partindo da situação-problema supracitada, elabore uma Produção Textual, fundamentada teórica e metodologicamente. Realize a leitura dos materiais sugeridos,
utilize outras referências (se for o caso)
indicados e articule esta temática com a sua área de conhecimento. Em seu texto, você deve procurar
atender aos seguintes questionamentos.
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1) Você pode começar
escolhendo um clube de futebol
que esteja jogando
o campeonato brasileiro. Descrevam brevemente sua
história e suas principais informações: estado e cidade, nome do estádio,
situação atual do clube, etc.
2) Conhecendo o mercado
Para que uma empresa seja competitiva
no mercado em que atua, é importante que ela
ofereça produtos e serviços de qualidade e que estejam
de acordo com as necessidades e desejos de seus consumidores. Além disso, é importante que a empresa
também pense no seu futuro.
É importante que pense e planeje estratégias de marketing que possam garantir sua permanência no
mercado por muito tempo. Pensar em possíveis tendências de mercado pode fazer com que a empresa olhe para o futuro e assim possa
se planejar para atender de forma adequada
as demandas que ainda virão.
Segundo KOTLER, KELLER
(2012),
“As empresas bem-sucedidas reconhecem as necessidades e as tendências não
atendidas e tomam medidas
para lucrar com elas” (KOTLER,
KELLER, 2012, p. 76)
“As empresas
devem monitorar seis importantes forças macroambientais: demográfica, econômica, sócio cultural,
natural, tecnológica e político-legal”. (KOTLER,
KELLER, 2012, p. 77)
Para que possa identificar as
tendências de mercado, o gestor pode recorrer a Análise do Ambiente de Marketing. A partir de uma
Análise Ambiental (Ambiente Externo) o gestor tem a possibilidade de encontrar possíveis oportunidades que poderão
ser aproveitadas. Fazem parte da Análise Ambiental (Ambiente Externo - Macroambiente):
·
Ambiente Demográfico.
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Digital
·
Ambiente Econômico.
·
Ambiente Político-legal.
·
Ambiente Sócio cultural.
·
Ambiente Natural.
·
Ambiente Tecnológico.
Como atividade da Produção Textual
siga os seguintes tópicos.
·
Comente sobre o significado de cada um dos elementos
pertencentes ao Ambiente
Externo - Macroambiente (Ambientes: Demográfico,
Econômico, Político-legal, Sócio cultural, Natural, Tecnológico)
·
Faça uma Análise Ambiental
(Ambiente Externo) sobre o time escolhido. Para isso, considere todos os elementos do Ambiente Externo
(Demográfico, Econômico, Político-legal, Sócio
cultural, Natural, Tecnológico) e cite quais poderiam ser as possíveis
tendências de mercado para cada um desses elementos.
·
Pense em quais poderiam ser as ações / estratégias que a empresa
/ time poderia desenvolver (buscando se preparar) para aproveitar
essas tendências de mercado.
2)
Criando a estratégia de ação de Branded
Agora, o seu desafio será o de criar uma estratégia para o branded content
do clube de futebol que escolheram. Para criar uma estratégia, primeiramente você precisará saber quais são as personas-alvo do clube. Que tal criar uma
persona baseada em um torcedor que faz parte de uma torcida organizada?
|
Proto-persona |
|
|
Quem é: Nome e três
palavras que o representam. |
Comportamentos: O que faz,
o que gosta. |
|
Informações demográficas: Sexo, idade, profissão, onde mora, renda. |
Necessidades e objetivos: Do que precisa, o que quer. |
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Com
essa persona definida,
agora chegou a hora de criar uma ação de Branded Content.
Para isso, use o Canvas
do Marketing de Conteúdo, adaptando-o ao planejamento de uma ação específica. Lembre-se que as ações de Branded
servirão, antes de tudo, para agregar valor ao clube sem necessariamente vender um produto ou serviço. Pense em ações de
conscientização de questões sociais
ou sobre alguma data comemorativa do clube, ou mesmo alguma campanha
relacionada à história de algum torcedor ou grupo especial para o time.
Use a criatividade!
|
Audiência |
Auditoria |
Produção |
Formatos |
Distribuição |
|
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|
|
|
Marca |
Workflow |
||||
|
|
|
||||
|
Stakeholders |
Objetivos |
||||
|
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|
||||
3)
Criando as estratégias de comunicação
Os Clubes tiveram que se reinventar com
a pandemia, as aglomerações foram proibidas e os jogos suspensos, os clubes utilizaram as redes sociais
para se aproximarem dos fãs. Antes a ferramenta
era utilizada para divulgar os resultados dos jogos, estatísticas de jogos,
escalações e preparação e passou a ser empregada
para compartilhar lembranças, jogos virtuais, entre outros. As mídias sociais evidenciaram como meio de comunicação e relacionamentos.
Houve uma migração do torcedor do
estádio para redes sociais, portanto, você tem a função de criar estratégias de comunicação e de valor
para o clube escolhido para serem utilizados nas redes sociais. Para isso será necessário gerenciar
as redes sociais,
logo deve-se ficar
atento a alguns
pontos como, gerar conteúdo de valor, interagir com os seguidores, analisar os dados.
4)
User Experience
Você
está engajado em alavancar os projetos de marketing digital
com ênfase no relacionamento
com os torcedores do seu clube e decidiram investir em estratégias para a melhoria da experiência
do seu consumidor (neste caso,
os próprios torcedores).
Dessa
forma, você terá a oportunidade de compartilhar com o conselho
administrativo do seu clube, suas percepções e sugestões a respeito das estratégias e orientações para a melhoria
da
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experiência e do relacionamento do clube frente aos seus clientes/torcedores. Diante
disso, você deverá estabelecer os seguintes
parâmetros:
·
Demonstrar ao conselho administrativo a importância do conceito de Customer Experience (CX) e suas relações
com as estratégias de marketing digital.
·
Destacar o conceito de jornada do cliente e suas aplicações para o direcionamento das estratégias digitais.
·
Evidenciar aspectos sobre a gestão do relacionamento e suas relações
com os conceitos de CX.
5) O Direito do consumidor – pensando nos
torcedores
O cenário de restrição das aglomerações e de isolamento
social impactou diretamente o comércio
de produtos que envolve o futebol, porém, como vimos, estratégias criativas e
inovadores têm sido utilizadas pelos
clubes para manter a torcida conectada com os jogos e, nesse contexto, ganha especial destaque
o atendimento dos parâmetros de legalidades nas novas práticas
comerciais. Diante disso, e considerando que as inovações adotadas
pelos clubes, em geral, envolvem
o comércio eletrônico, explique o que se considera
o direito de arrependimento e quando o consumidor – na verdade,
torcedor – pode se utilizar
dessa prerrogativa. Explique,
também, o que se atende por atendimento facilitado que
deve ser disponibilizado ao consumidor nas contratações eletrônicas.
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Orientações adicionais para a elaboração do caso
A resolução
da situação-problema deverá
ser registrada em forma de um relatório descritivo, que deverá ser postado em seu ambiente virtual.
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4 - Critérios avaliativos
Apresentamos os critérios avaliativos que nortearão a devolutiva escrita
e a pontuação a ser dados pelo tutor a distância.
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|
Critério |
Significado |
|
Coerência, clareza e coesão |
A produção textual apresenta uma linguagem de fácil compreensão, apresentando os argumentos de modo claro
e coeso. |
|
Aplicação
dos conteúdos interdisciplinares no
texto argumentativo |
No texto escrito
(com as justificativas e argumentações) as ideias apresentam relação direta com a situação descrita e
explicitam conteúdos trabalhados em TODAS as disciplinas do semestre. |
|
Riqueza de argumentação |
O conteúdo
tem relação direta
com o tema, traduz uma reflexão crítica e contempla os pontos
estabelecidos no roteiro. |
|
Organização dos conteúdos |
O desenvolvimento do trabalho deve seguir uma sequência que
incorpore os conteúdos apresentados de forma
condizente. |
|
Normalização |
Respeito às normas
da ABNT, respeito à escrita ortográfica e estrutura solicitada. |
OBSERVAÇÃO: O seu tutor a distância estará à disposição para orientações sobre a Produção
Textual por meio do sistema de mensagens.
Um
ótimo trabalho! Equipe de professores
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REFERÊNCIAS
AVANCINI, J. Engajamento de sócios durante a pandemia? Sim, é possível. 20 maio
2020. Disponível em: https://www.mktesportivo.com/2020/05/engajamento-de-socios-durante-a- pandemia-sim-e-possivel/. Acesso
em 04 dez. 2020.
BONSANTI, B. Fifa estima que pandemia teve impacto financeiro de US$ 14 bilhões na
economia do futebol. 15 set. 2020. Dispohttps://trivela.com.br/fifa-estima-que-pandemia-teve-impacto-
financeiro-de-us-14-bilhoes-na-economia-do-futebol/. Acesso:
04 dez. 2020.
BRASIL. Lei nº. 8.078 de 11 de setembro de
1990. Dispõe sobre a proteção do
consumidor e dá outras providências.
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8078compilado.htm. Acesso:
09 dez. 2020.
BRASIL. Decreto nº. 7.962 de 15 de março de
2013. Regulamenta a Lei nº. 8.0878, de
11 de setembro de 1990, para dispor
sobre a contratação no comércio eletrônico. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/decreto/d7962.htm. Acesso: 09 dez. 2020.
CAMPOS, C. Operadores de som e DJs se tornam as vozes da torcida nos estádios
durante a pandemia. 05 ago. 2020.
Disponível em: https://esportes.estadao.com.br/noticias/futebol,operadores-de-som-e-djs-viram-as-vozes-da-
torcida-nos-estadios-durante-a-pandemia,70003388375. Acesso em: 04 dez. 2020.
ERSE, Cristiano Starling.
RODRIGUES. Vivian Azevedo
Rodrigues. Direito das relações
de consumo.
Londrina: Editora
e Distribuidora Educacional S.A., 2017.
FERNANDES, T. Especialistas debatem impacto da pandemia no futuro do futebol
brasileiro. 23 jun. 2020.
Disponível em: https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-
noticias/2020/06/23/especialistas-debatem-impacto-da-pandemia-no-futuro-do-futebol- brasileiro.htm. Acesso em: 04 dez.
2020.
FOGÃONET. Botafogo vende 400 totens de torcedores em um dia e espera chegar a 2
mil. 21 ago. 2020. Disponível
em: https://www.fogaonet.com/noticia/botafogo-vende-400-totens-torcedores-
espera-2-mil/. Acesso
em: 04 dez. 2020.
FONTANA, I. Com saudade dos times de coração, juiz-foranos torcem por dias melhores.
28 jun. 2020. Disponível em: https://tribunademinas.com.br/noticias/esportes/28-06-2020/com-saudade- dos-times-de-coracao-juiz-foranos-torcem-por-dias-melhores.html. Acesso
em: 04 dez. 2020.
GABRIEL, M.. SEM e SEO: Dominando o Marketing de Busca. Ed Novatec. 2a edição,
2012.
PRODUÇÃO TEXTUAL
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GONZALEZ, R. Qual o sentido do futebol sem torcida? 15
mar. 2020. Disponível em: https://globoesporte.globo.com/blogs/entre-as-canetas/post/2020/03/15/qual-o-sentido-de-
futebol-sem-torcida.ghtml. Acesso em:
04 dez. 2020.
KOTLER P., KELLER K., Administração de Marketing, 14ª Ed. - São Paulo: Pearson Education
do Brasil, 2012.
KOTLER, P.;
KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing
4.0: do tradicional ao digital. GMT Editores Ltda, 2017.
LAS CASAS. A. L., Administração de Marketing, 1ª Ed. – São Paulo: Atlas, 2011.
MATOS, J. E. Bandeira LGBTQIA+ ganha espaço na arena em vitória do Palmeiras. 05
nov. 2020. Disponível em: https://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/bandeira-lgbtqia-
ganha-espaco-na-arena-em-vitoria-do-palmeiras.ghtml. Acesso em: 04 dez. 2020.
MADRUGA, R. Gestão do relacionamento e customer
experience: a revolução na experiência do cliente. São Paulo:
Atlas, 2018.
MARQUES,
V. Marketing digital 360. São Paulo.
Conjuntura Actual Editora, 2018. ROMERO, C. Imagem. 29 jul. 2020. Disponível em:
https://twitter.com/cesarpessoal/status/1288524034519576588. Acesso
em: 04 dez. 2002.
TURCHI, S. R. Estratégias de marketing digital
e e-commerce. 2. ed. São Paulo: Atlas,
2019.
VASCO, G. Como os programas de sócio-torcedores se reinventaram na pandemia.
04 ago. 2020. Disponível em:
https://falauniversidades.com.br/como-os-programas-de-socio-torcedores-se- reinventaram-na-pandemia/. Acesso em: 04 dez. 2020.
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