terça-feira, 27 de abril de 2021

 

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PRODUÇÃO TEXTUAL

INDIVIDUAL PTI

 

Tecnologia em Marketing Digital

 
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL PTI

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Curso Superior de Tecnologia em Marketing Digital


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PRODUÇÃO TEXTUAL

INDIVIDUAL PTI

 

Tecnologia em Marketing Digital

 

 

 

Curso:

Marketing digital

Semestre: e

Disciplinas:

·         ANÁLISE E TENDÊNCIA DE MERCADO

·         BRANDED CONTENT

·         ED:DESIGN THINKING

·         EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO

·         MÍDIA ONLINE

·         DIREITO DAS RELAÇÕES DE CONSUMO

Professores:

·         Henry Tetsuji Nonaka

·         Nicole Cerci Mostagi

·         Eduardo de Faria Nogueira

·         Suzi Bueno de Almeida

·         Luana da Costa Leão

Competências:

Esse processo visa capacitar e qualificar o aluno para o mercado de trabalho, cenário de sua futura atuação profissional.

·         Preparar o profissional de marketing digital para que consiga observar e interpretar o ambiente de marketing ao seu redor e assim detectar oportunidades e tendências de mercado.

·         Preparar o profissional de marketing digital para agregar valor às organizações por meio do posicionamento bem feito de marca e do planejamento de branded content de forma estratégica e eficaz.

·         Compreender os principais conceitos e aspectos gerais sobre a experiência do usuário (User Experience – UX), as implicações para o desenvolvimento de plataformas interativas e interfaces virtuais, e suas relações com as estratégias e aplicações de marketing digital.

·         Elaborar estratégias de divulgação, comunicação e promoção das empresas por meio das redes sociais para maior aproximação do consumidor.

·         Promover ao profissional de marketing digital o domínio das normas jurídicas incidentes sobre as relações de consumo que se concretizam dentro e fora do ambiente virtual.

Habilidades:

Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as seguintes competências e habilidades:

·         Reconhecer tendências de mercado que possam levar uma empresa ao desenvolvimento de seus negócios em marketing digital.

·         Formar profissionais que possuam capacidade analítica, de resolução de problemas, adaptação e flexibilidade e que atuem com criatividade e inovação nas organizações.

·         Raciocínio crítico e resolução de problemas aplicados aos negócios virtuais.


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INDIVIDUAL PTI

 

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·         Interpretar uma situação-problema a partir do marketing digital utilizando as ferramentas das mídias onlines para o desenvolvimento de estratégias para agregar valor ao produto/serviço.

·         Formar o profissional de marketing digital para atuar no comércio eletrônico com base nos parâmetros de legalidade que envolvem as relações de consumo.

Objetivos da Aprendizagem:

A produção textual é um procedimento metodológico de ensino aprendizagem que tem por objetivos:

                    Favorecer a aprendizagem.

                    Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.

                    Promover o estudo dirigido a distância.

                    Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto aprendizado.

                    Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.

                    Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para os Cursos Superiores de Tecnologia e ao que estabelece o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia.

                    Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão.

                    Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual.

 

 

Prezado Aluno,

Seja bem-vindo a este semestre!

 

 

A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como tema a “Dando olé na pandemia: como o futebol manteve sua torcida engajada em 2020”. A pandemia do Coronavírus que o mundo vive desde o início de 2020 trouxe muitos efeitos ao mundo: econômicos, sociais e culturais. Com as ações de isolamento social, escolas ficaram fechadas, várias organizações adotaram o trabalho remoto e as atividades culturais e esportivas, como shows, eventos e jogos de futebol deixaram de ser realizados ou foram realizados de forma virtual.

O ano de 2020, apresentou diversos desafios para os apaixonados pelo futebol, mas até agora, muitos clubes têm conseguido engajamento por meio de ações que valorizam suas marcas e mantém o amor pelo clube vivo no coração dos torcedores.


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Nesta Produção Textual você desenvolverá um material argumentativo que deve contemplar as indagações do roteiro de conteúdos sobre a situação-problema (situação geradora de aprendizagem – SGA) proposta. Para tanto, a seguir apresentamos as orientações.

 


 

ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL

·         A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros alunos.

·         O trabalho deve ser postado na pasta específica (na pasta atividades interdisciplinares) obedecendo ao prazo limite de postagem conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade.

·         É importante e necessário que você leia os materiais disponíveis das disciplinas do semestre;

·         Além da pesquisa nos materiais das disciplinas, lembre-se que a Biblioteca Virtual tem excelentes obras que tratam dos temas propostos - a pesquisa é fundamental para o bom desenvolvimento do trabalho;

·         A Produção Textual deverá ser desenvolvida inteiramente dentro das Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT (Capa, Folha de rosto, Sumário, Desenvolvimento, Conclusão, Referências, etc).

 

2. Leitura e interpretação da SGA (Situação Geradora de Aprendizagem)

 

 

Dando olé na pandemia: como o futebol manteve sua torcida engajada em 2020

A pandemia do Coronavírus que o mundo vive desde o início de 2020 trouxe muitos efeitos ao mundo: econômicos e sociais. Com as ações de isolamento social, escolas ficaram fechadas, várias organizações adotaram o trabalho remoto e as atividades culturais e esportivas, como shows, eventos e jogos de futebol deixaram de ser realizados ou foram realizados de forma virtual.

No mundo do futebol, no auge da pandemia, 211 das 215 federações associadas à FIFA cancelaram todos os jogos e pararam suas atividades. Com isso, o impacto financeiro ao mercado foi


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de 14 bilhões de dólares, cerca de 73 bilhões de reais (BONSANTI, 2020). No Brasil, estimou-se que os principais clubes, até o fim de 2020, perderão, ao menos R$ 2 bilhões, na soma total (FERNANDES, 2020).

Embora os campeonatos tenham voltado a ocorrer desde o fim de julho, todos os jogos têm sido feitos sem presença da torcida. Se você é ou conhece um torcedor apaixonado por futebol, provavelmente sabe o impacto emocional sofrido por não poder assistir ao seu clube do coração de perto, no estádio. Afinal, o torcedor sempre foi considerado o 12º jogador!

A relação dos torcedores e dos jogadores com os estádios de futebol é grande. Uma torcedora afirmou que o estádio de futebol “[...] é onde colocamos a conversa em dia, torcemos e sofremos juntos. Têm amigos que eu conquistei no estádio e que eu vou levar para a minha vida toda, é um lugar bem especial” (FONTANA, 2020, on-line). Ricardo Gonzalez, comentarista de futebol do SporTV, afirmou que: “[...] sou jornalista 33 anos, cronista esportivo 32 e torcedor 46. Tempo suficiente para saber que futebol faz sentido com a presença de torcedores em campo. Podem ser poucos, mas sem eles o jogo vira burocracia, um mero cumprimento de tabela” (GONZALEZ, 2020, on-line).

Economicamente, os jogos sem torcida também representam prejuízos aos clubes. Da volta dos jogos até setembro de 2020, times como o Fluminense e Flamengo perderam mais de 1 milhão em ingressos (LANCE, 2020). Com todos esses impactos, a gestão e o marketing esportivos têm ganhado muita força. Os clubes brasileiros e internacionais precisaram se reinventar para conseguir renda e continuar engajando seus torcedores, seu público e seus patrocinadores.

Se antes da pandemia, o foco dos programas de sócio-torcedor estava sobre as vantagens que os torcedores poderiam ter no acesso aos jogos, com ingressos mais baratos, participação na pré-venda, carteirinha de acesso ao estádio etc., após a pandemia os clubes intensificaram as campanhas baseadas em engajamento. Como o caso do Coritiba Foot Ball Club, que deu a chance dos seus sócio-torcedores de divulgarem seus pequenos negócios nas mídias sociais do clube (AVANCINI, 2020), em gamificação, como o caso do Ceará Sporting Clube, que criou a campanha “Cuide do seu Vozão” (VASCO, 2020), além de experiências de streaming, como foi o caso dos jogos do Flamengo na Taça Rio, em 2020. Por outro lado, para garantir que os torcedores tivessem


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minimizada a falta de ver os jogos nos estádios, diversos clubes transformaram a experiência dos torcedores nessa nova fase.

Primeiro, diversos clubes, como São Paulo, Botafogo, Corinthians e Portuguesa lançaram campanhas para a venda de totens com fotos dos torcedores a serem colocados nas arquibancadas dos estádios. Quando as torcidas puderem voltar às arquibancadas, os torcedores poderão levar seus totens para casa. A figura a seguir mostra os totens no estádio do Botafogo:

 

Figura 1 – Totens no estádio do Botafogo

Botafogo vende 400 totens de torcedores em um dia e espera chegar a 2 mil

Fonte: FOGÃONET, 2020.

 

Além disso, os clubes brasileiros também abriram espaço em seus estádios para a colocação de bandeiras enviadas pelos seus torcedores. No caso do Palmeiras, a decoração do estádio tem sido realizada pelas torcidas organizadas e pelo departamento de marketing, que recebe bandeiras de torcedores e consulados e também as coloca nas arquibancadas (MATOS, 2020). A figura 2, mostra as bandeiras estendidas no estádio do Palmeiras.


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Figura 2 – Bandeiras no estádio do Palmeiras

NP

Fonte: Romero, 2020.

 

Em relação à experiência de assistir os jogos pela TV, nos jogos em que os clubes são mandantes, os engenheiros de som dos estádios agora têm uma nova função: “colocar em todas as caixas de som os barulhos, os cantos e a vibração da torcida, para não deixar o ambiente ficar silencioso. Esses funcionários agora são as vozes e o apoio enquanto os demais têm de torcer pelo time à distância, pela televisão” (CAMPOS, 2020, on-line). São esses funcionários os responsáveis por colocar sons de apoio e mesmo vaias, dependendo do ritmo do jogo, tendo o papel de imaginar como que a torcida reagiria e reproduzir essa reação nos alto-falantes, dando emoção ao andamento do jogo, tanto para os jogadores que sentem falta dos barulhos da torcida, quanto aos torcedores, que podem unir seus cantos ao expressados na tela.

O ano de 2020, apresentou diversos desafios para os apaixonados pelo futebol, mas até agora, muitos clubes têm conseguido engajamento por meio de ações que valorizam suas marcas e mantém o amor pelo clube vivo no coração dos torcedores.

 

Imagine que você seja responsável pelo marketing digital/relacionamento com os torcedores de um clube de futebol e que tenham que realizar ações de engajamento dos torcedores nesse período em que não é possível ir aos estádios. Você deve pensar em soluções, principalmente digitais, que possam agregar valor à experiência dos seus clientes.



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Agora é com você!

Partindo da situação-problema supracitada, elabore uma Produção Textual, fundamentada teórica e metodologicamente. Realize a leitura dos materiais sugeridos, utilize outras referências (se for o caso) indicados e articule esta temática com a sua área de conhecimento. Em seu texto, você deve procurar atender aos seguintes questionamentos.

 


 

1)    Você pode começar escolhendo um clube de futebol que esteja jogando o campeonato brasileiro. Descrevam brevemente sua história e suas principais informações: estado e cidade, nome do estádio, situação atual do clube, etc.

 

2)  Conhecendo o mercado

Para que uma empresa seja competitiva no mercado em que atua, é importante que ela ofereça produtos e serviços de qualidade e que estejam de acordo com as necessidades e desejos de seus consumidores. Além disso, é importante que a empresa também pense no seu futuro.

É importante que pense e planeje estratégias de marketing que possam garantir sua permanência no mercado por muito tempo. Pensar em possíveis tendências de mercado pode fazer com que a empresa olhe para o futuro e assim possa se planejar para atender de forma adequada as demandas que ainda virão. Segundo KOTLER, KELLER (2012),

 

“As empresas bem-sucedidas reconhecem as necessidades e as tendências não

atendidas e tomam medidas para lucrar com elas” (KOTLER, KELLER, 2012, p. 76)

 

“As empresas devem monitorar seis importantes forças macroambientais: demográfica, econômica, sócio cultural, natural, tecnológica e político-legal”. (KOTLER, KELLER, 2012, p. 77)

 

Para que possa identificar as tendências de mercado, o gestor pode recorrer a Análise do Ambiente de Marketing. A partir de uma Análise Ambiental (Ambiente Externo) o gestor tem a possibilidade de encontrar possíveis oportunidades que poderão ser aproveitadas. Fazem parte da Análise Ambiental (Ambiente Externo - Macroambiente):

·         Ambiente Demográfico.


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·         Ambiente Econômico.

·         Ambiente Político-legal.

·         Ambiente Sócio cultural.

·         Ambiente Natural.

·         Ambiente Tecnológico.

Como atividade da Produção Textual siga os seguintes tópicos.

·         Comente sobre o significado de cada um dos elementos pertencentes ao Ambiente Externo - Macroambiente (Ambientes: Demográfico, Econômico, Político-legal, Sócio cultural, Natural, Tecnológico)

·         Faça uma Análise Ambiental (Ambiente Externo) sobre o time escolhido. Para isso, considere todos os elementos do Ambiente Externo (Demográfico, Econômico, Político-legal, Sócio cultural, Natural, Tecnológico) e cite quais poderiam ser as possíveis tendências de mercado para cada um desses elementos.

·         Pense em quais poderiam ser as ações / estratégias que a empresa / time poderia desenvolver (buscando se preparar) para aproveitar essas tendências de mercado.

 

2)  Criando a estratégia de ação de Branded

Agora, o seu desafio será o de criar uma estratégia para o branded content do clube de futebol que escolheram. Para criar uma estratégia, primeiramente você precisará saber quais são as personas-alvo do clube. Que tal criar uma persona baseada em um torcedor que faz parte de uma torcida organizada?

 

 

Proto-persona

Quem é:

Nome e três palavras que o representam.

Comportamentos:

O que faz, o que gosta.

Informações demográficas:

Sexo, idade, profissão, onde mora, renda.

Necessidades e objetivos:

Do que precisa, o que quer.


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Com essa persona definida, agora chegou a hora de criar uma ação de Branded Content. Para isso, use o Canvas do Marketing de Conteúdo, adaptando-o ao planejamento de uma ação específica. Lembre-se que as ações de Branded servirão, antes de tudo, para agregar valor ao clube sem necessariamente vender um produto ou serviço. Pense em ações de conscientização de questões sociais ou sobre alguma data comemorativa do clube, ou mesmo alguma campanha relacionada à história de algum torcedor ou grupo especial para o time. Use a criatividade!

 

 

Audiência

Auditoria

Produção

Formatos

Distribuição

 

 

 

 

 

Marca

Workflow

 

 

Stakeholders

Objetivos

 

 

 

3)  Criando as estratégias de comunicação

Os Clubes tiveram que se reinventar com a pandemia, as aglomerações foram proibidas e os jogos suspensos, os clubes utilizaram as redes sociais para se aproximarem dos fãs. Antes a ferramenta era utilizada para divulgar os resultados dos jogos, estatísticas de jogos, escalações e preparação e passou a ser empregada para compartilhar lembranças, jogos virtuais, entre outros. As mídias sociais evidenciaram como meio de comunicação e relacionamentos.

Houve uma migração do torcedor do estádio para redes sociais, portanto, você tem a função de criar estratégias de comunicação e de valor para o clube escolhido para serem utilizados nas redes sociais. Para isso será necessário gerenciar as redes sociais, logo deve-se ficar atento a alguns pontos como, gerar conteúdo de valor, interagir com os seguidores, analisar os dados.

 

4)  User Experience

Você está engajado em alavancar os projetos de marketing digital com ênfase no relacionamento com os torcedores do seu clube e decidiram investir em estratégias para a melhoria da experiência do seu consumidor (neste caso, os próprios torcedores).

Dessa forma, você terá a oportunidade de compartilhar com o conselho administrativo do seu clube, suas percepções e sugestões a respeito das estratégias e orientações para a melhoria da


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experiência e do relacionamento do clube frente aos seus clientes/torcedores. Diante disso, você deverá estabelecer os seguintes parâmetros:

·                     Demonstrar ao conselho administrativo a importância do conceito de Customer Experience (CX) e suas relações com as estratégias de marketing digital.

·                     Destacar o conceito de jornada do cliente e suas aplicações para o direcionamento das estratégias digitais.

·                     Evidenciar aspectos sobre a gestão do relacionamento e suas relações com os conceitos de CX.

 

 

5)  O Direito do consumidor – pensando nos torcedores

 

O cenário de restrição das aglomerações e de isolamento social impactou diretamente o comércio de produtos que envolve o futebol, porém, como vimos, estratégias criativas e inovadores têm sido utilizadas pelos clubes para manter a torcida conectada com os jogos e, nesse contexto, ganha especial destaque o atendimento dos parâmetros de legalidades nas novas práticas comerciais. Diante disso, e considerando que as inovações adotadas pelos clubes, em geral, envolvem o comércio eletrônico, explique o que se considera o direito de arrependimento e quando o consumidor na verdade, torcedor pode se utilizar dessa prerrogativa. Explique, também, o que se atende por atendimento facilitado que deve ser disponibilizado ao consumidor nas contratações eletrônicas.

 

Orientações adicionais para a elaboração do caso

A resolução da situação-problema deverá ser registrada em forma de um relatório descritivo, que deverá ser postado em seu ambiente virtual.

 

4 - Critérios avaliativos

Apresentamos os critérios avaliativos que nortearão a devolutiva escrita e a pontuação a ser dados pelo tutor a distância.


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Critério

Significado

Coerência, clareza e coesão

A produção textual apresenta uma linguagem de fácil compreensão, apresentando os argumentos de modo claro e coeso.

Aplicação dos conteúdos interdisciplinares no texto argumentativo

No texto escrito (com as justificativas e argumentações) as ideias apresentam relação direta com a situação descrita e explicitam conteúdos trabalhados em TODAS as disciplinas do semestre.

Riqueza de argumentação

O conteúdo tem relação direta com o tema, traduz uma reflexão crítica e contempla os pontos estabelecidos no roteiro.

Organização dos conteúdos

O desenvolvimento do trabalho deve seguir uma sequência que incorpore os conteúdos apresentados de forma condizente.

Normalização

Respeito às normas da ABNT, respeito à escrita ortográfica e

estrutura solicitada.

 

OBSERVAÇÃO: O seu tutor a distância estará à disposição para orientações sobre a Produção Textual por meio do sistema de mensagens.

 

Um ótimo trabalho! Equipe de professores


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REFERÊNCIAS

 

 

AVANCINI, J. Engajamento de sócios durante a pandemia? Sim, é possível. 20 maio 2020. Disponível em: https://www.mktesportivo.com/2020/05/engajamento-de-socios-durante-a- pandemia-sim-e-possivel/. Acesso em 04 dez. 2020.

 

BONSANTI, B. Fifa estima que pandemia teve impacto financeiro de US$ 14 bilhões na economia do futebol. 15 set. 2020. Dispohttps://trivela.com.br/fifa-estima-que-pandemia-teve-impacto-

financeiro-de-us-14-bilhoes-na-economia-do-futebol/. Acesso: 04 dez. 2020.

BRASIL. Lei nº. 8.078 de 11 de setembro de 1990. Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8078compilado.htm. Acesso: 09 dez. 2020.

 

BRASIL. Decreto nº. 7.962 de 15 de março de 2013. Regulamenta a Lei nº. 8.0878, de 11 de setembro de 1990, para dispor sobre a contratação no comércio eletrônico. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/decreto/d7962.htm. Acesso: 09 dez. 2020.

 

CAMPOS, C. Operadores de som e DJs se tornam as vozes da torcida nos estádios durante a pandemia. 05 ago. 2020. Disponível em: https://esportes.estadao.com.br/noticias/futebol,operadores-de-som-e-djs-viram-as-vozes-da- torcida-nos-estadios-durante-a-pandemia,70003388375. Acesso em: 04 dez. 2020.

 

ERSE, Cristiano Starling. RODRIGUES. Vivian Azevedo Rodrigues. Direito das relações de consumo.

Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017.

 

FERNANDES, T. Especialistas debatem impacto da pandemia no futuro do futebol brasileiro. 23 jun. 2020. Disponível em: https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas- noticias/2020/06/23/especialistas-debatem-impacto-da-pandemia-no-futuro-do-futebol- brasileiro.htm. Acesso em: 04 dez. 2020.

 

FOGÃONET. Botafogo vende 400 totens de torcedores em um dia e espera chegar a 2 mil. 21 ago. 2020. Disponível em: https://www.fogaonet.com/noticia/botafogo-vende-400-totens-torcedores- espera-2-mil/. Acesso em: 04 dez. 2020.

 

FONTANA, I. Com saudade dos times de coração, juiz-foranos torcem por dias melhores. 28 jun. 2020. Disponível em: https://tribunademinas.com.br/noticias/esportes/28-06-2020/com-saudade- dos-times-de-coracao-juiz-foranos-torcem-por-dias-melhores.html. Acesso em: 04 dez. 2020.

 

GABRIEL, M.. SEM e SEO: Dominando o Marketing de Busca. Ed Novatec. 2a edição, 2012.


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GONZALEZ, R. Qual o sentido do futebol sem torcida? 15 mar. 2020. Disponível em: https://globoesporte.globo.com/blogs/entre-as-canetas/post/2020/03/15/qual-o-sentido-de- futebol-sem-torcida.ghtml. Acesso em: 04 dez. 2020.

 

KOTLER P., KELLER K., Administração de Marketing, 14ª Ed. - São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

 

KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. GMT Editores Ltda, 2017.

 

LAS CASAS. A. L., Administração de Marketing, Ed. São Paulo: Atlas, 2011.

 

MATOS, J. E. Bandeira LGBTQIA+ ganha espaço na arena em vitória do Palmeiras. 05 nov. 2020. Disponível em: https://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/bandeira-lgbtqia- ganha-espaco-na-arena-em-vitoria-do-palmeiras.ghtml. Acesso em: 04 dez. 2020.

 

MADRUGA, R. Gestão do relacionamento e customer experience: a revolução na experiência do cliente. São Paulo: Atlas, 2018.

MARQUES, V. Marketing digital 360. São Paulo. Conjuntura Actual Editora, 2018. ROMERO, C. Imagem. 29 jul. 2020. Disponível em:

https://twitter.com/cesarpessoal/status/1288524034519576588. Acesso em: 04 dez. 2002.

 

TURCHI, S. R. Estratégias de marketing digital e e-commerce. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

 

VASCO, G. Como os programas de sócio-torcedores se reinventaram na pandemia. 04 ago. 2020. Disponível em: https://falauniversidades.com.br/como-os-programas-de-socio-torcedores-se- reinventaram-na-pandemia/. Acesso em: 04 dez. 2020.

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