TEMOS A PRONTA
ENTREGA PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL –
PTI Licenciatura em Matemática
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PRODUÇÃO TEXTUAL
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CURSO: Licenciatura em Matemática
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PRODUÇÃO TEXTUAL
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INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI
Licenciatura em Matemática
Curso: |
Licenciatura em Matemática |
Semestre: 4º / 5º |
Disciplinas: |
·
Elementos da Matemática II ·
Metodologia do Ensino da Matemática ·
Cálculo Diferencial e Integral I ·
Álgebra Linear e Vetorial •
Práticas Pedagógicas em Matemática: Modelagem e Resolução de Problemas |
|
Competências: |
Mobilizar e articular conhecimentos teóricos e metodológicos para o ensino
de Matemática na Educação Básica. |
|
Habilidades: |
·
Reconhecer e aplicar conceitos de Elementos da Matemática II, Cálculo Diferencial e Integral I e
Álgebra Linear e Vetorial na
análise de exercícios e problemas resolvidos, bem como no planejamento de uma aula
para a Educação Básica; ·
Conhecer diferentes estratégias metodológicas para o Ensino da Matemática e articulá-las, convenientemente,
no planejamento de ensino de conteúdos específicos para a Educação Básica. |
|
Objetivos da Aprendizagem: |
Reconhecer e aplicar conhecimentos teóricos e metodológicos, associados às disciplinas do semestre, na análise de questões resolvidas e na elaboração de plano de aula pensado
para a Educação
Básica. |
Prezado aluno,
Seja bem-vindo a este semestre!
A proposta
de Produção Textual
Interdisciplinar individual (PTI) terá como temática “Preparação para concurso público para o
cargo de professor da Educação Básica: anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio”. Escolhemos esta temática
para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas
desse semestre.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI
Licenciatura em Matemática
Inicialmente, é
importante que você realize a leitura atenta da situação descrita para, na sequência, seguir as orientações
apresentadas em cada uma das etapas subsequentes de modo a organizar suas ideias para a conclusão, com qualidade, deste trabalho.
ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL
Situação-problema:
Mesmo durante o curso de graduação é
fundamental que o licenciando se prepare para o mercado de trabalho. Nesse sentido, muito além de se dedicar aos estudos
propostos nas disciplinas de graduação,
as quais visam à formação do licenciando em relação aos principais aspectos
teóricos e metodológicos associados à
disciplina que futuramente lecionará, é imprescindível que o estudante de graduação de um curso de licenciatura
busque informar-se a respeito das possíveis formas de ingresso no mercado de trabalho e se prepare adequadamente para
quando chegar esse momento. Uma das formas de ingressar na carreira de professor da Educação Básica,
por exemplo, é a partir de testes
seletivos e concursos
públicos. Para ambos os casos,
são publicados editais
que, dentre outras
informações, disponibilizam quais serão as etapas de provas, os
conteúdos programáticos e os critérios de avaliação. Dessa forma, é possível que o candidato
possa se preparar
tendo por foco sua aprovação e conquista de uma tão sonhada vaga.
Agora, é com você!
Diante do contexto apresentado,
suponha que um edital de concurso público
para carreira de professor de Matemática da Educação Básica
tenha sido publicado e você pretende
se organizar para estudar, visando
conquistar uma vaga efetiva nessa
área profissional. Ao consultar o edital, verificou que a seleção será composta por dois momentos de prova, uma
escrita e uma didática, a partir das quais
o objetivo é avaliar seus conhecimentos e competências, teóricos e
metodológicos, para lecionar a disciplina de Matemática na Educação Básica,
ou seja, nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
Você decidiu se organizar da seguinte
forma: (a) em relação à prova escrita, você pretende realizar buscas
na Internet e encontrar questões
resolvidas de editais
de concursos de anos anteriores e
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INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI
Licenciatura em Matemática
analisar essas questões para conhecer
o nível de complexidade e os tipos de questões que poderão encontrar nessa nova prova e, (b) para a
prova didática, você decidiu dar início ao planejamento e à produção
de planos de aulas para cada um dos pontos
propostos no edital.
Na
sequência, você encontrará duas tarefas, sendo a primeira
é relativa à etapa de prova escrita
e, a segunda, à etapa de prova didática.
Tarefa 1:
De provas escritas propostas em
concursos anteriores, você encontrou várias questões de diversas bancas, as quais já estão resolvidas.
Porém, sabemos que nem sempre algumas páginas da Internet são totalmente
confiáveis e, em algumas delas, você encontrou questões resolvidas que, após primeiras
análises, gerou algumas
dúvidas em relação
a estarem realmente corretas ou não.
A seguir são apresentadas cada uma
dessas questões. Faça uma análise cuidadosa e, para cada uma delas, descreva detalhadamente suas
resoluções, justificando se estão corretas ou não. Além disso, identifique e descreva qual o conteúdo matemático contemplado em cada uma dessas
questões.
·
Questão
1
PRODUÇÃO
TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI
18,20
29,70
Licenciatura em Matemática
48,30
51,90
75,90
(A) ( 36,30 ) (B) ( 16,20 ) (C) ( 36,00 ) (D)
( 48,30 ) (E)
( 21,50 )
454,20
460,20
432,40
405,60
411,00
Solução proposta:
A matriz 𝐷 é uma
matriz coluna 3x1 enquanto a matriz 𝑀
é uma matriz quadrada de ordem 3, ou seja, 3x3. Perceba que nas alternativas temos apenas matrizes
colunas 3x1. Por isso, para calcularmos a quantidade diária mínima de proteínas,
gorduras e carboidratos fornecida pela ingestão de frutas leite e cereais,
temos que multiplicar a matriz 𝑀 pela matriz 𝐷:
0,006 0,033 0,108
20000
𝑀 ⋅ 𝐷 = (0,001 0,035 0,018) ⋅ (
0,084 0,052 0,631
75,9
𝑀 ⋅ 𝐷 = (21,5)
411
600
)
Ou seja, a alternativa correta é a letra (E).
Fonte: disponível em https://brainly.com.br/tarefa/3040246 (acesso em dez. 2020.)
·
Questão 2
PRODUÇÃO
TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI
Licenciatura em Matemática
(A)
Ana resolveu
incorretamente a equação
e corretamente a inequação, ao passo que Beatriz acertou
a resolução de ambas.
(B) Ana resolveu corretamente a equação e incorretamente a inequação, ao passo que Beatriz errou
a resolução de ambas.
(C) Ana resolveu incorretamente a equação e a inequação, ao passo que
Beatriz acertou a resolução de
ambas.
(D) Ana resolveu
corretamente apenas a inequação, ao passo que Beatriz acertou
apenas a equação.
(E)
Ana resolveu corretamente a equação e a inequação, ao passo que Beatriz errou a resolução
de ambas.
Fonte: disponível em https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/concursos/prefeitura- de-campinas-sp-2019 (acesso em dez. 2020).
Solução proposta:
Analisando a resolução da equação com
base na função quadrática 𝑓(𝑥) = 25𝑥2
− 30𝑥, queremos determinar 𝑥 para o qual
𝑓(𝑥) = 16. Nesse sentido, por completamento de quadrados podemos resolver:
donde segue que:
8 2
25𝑥2 − 30𝑥 = 16
25𝑥2 − 30𝑥 + 9 = 16
+ 9
(5𝑥 − 3)2
= 25
5𝑥 − 3 = 5 ou 5𝑥 − 3 = −5
Logo, 𝑥 =
ou 𝑥 = −
5
.
Portanto, Ana apresentou uma solução correta para a equação. Por outro
5
lado,
Beatriz apresentou uma resolução incorreta, pois a partir de 5𝑥(5𝑥 − 6) = 16 não
podemos concluir que 5𝑥 = 16 ou que 5𝑥 − 6 = 16.
Com relação ao estudo da inequação 𝑥2 − 9 > 0, podemos
estudar o comportamento da função
𝑔(𝑥) = 𝑥2 − 9, a qual tem raízes em 𝑥 = −3 e 𝑥 = 3. Sendo
assim, a solução correta para essa inequação
é −3 < 𝑥 < 3, que corresponde à resolução apresentada por Ana. Logo,
a resolução da Beatriz está incorreta.
PRODUÇÃO TEXTUAL
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Licenciatura em Matemática
Tarefa 2:
No edital do concurso público para o qual você se inscreveu consta uma lista de pontos que contemplam conteúdo matemático e metodologia para o ensino da Matemática:
PROGRAMA DE PONTOS |
|
1 |
Modelagem Matemática e o ensino
de funções trigonométricas na Educação Básica. |
2 |
História da Matemática e o ensino
de sistemas de equações lineares, determinantes e/ou matrizes na Educação Básica. |
3 |
Resolução de Problemas e o ensino
de funções exponenciais e/ou funções logarítmicas na Educação Básica. |
Segundo o edital, caso o candidato
seja aprovado na prova escrita, ele participará do sorteio de um dos pontos descritos acima, para o qual
terá o prazo de 24 horas para elaborar um plano de aula e preparar sua apresentação para a prova
didática. Como o tempo de preparo é relativamente curto, você decidiu iniciar
a preparação para esses pontos,
começando por aquele
que tem maior afinidade. Sendo
assim, dentre os pontos apresentados, selecione um único ponto e elabore um plano de aula. Apesar de ser para o concurso, lembre-se
de elaborar o plano de aula pensando em uma turma específica da Educação Básica. Para estruturar o primeiro plano
de aula, considere os seguintes elementos:
·
Tema: indicar,
de forma breve,
o tema do plano, conforme
o ponto selecionado.
·
Tempo previsto: considere
que o tempo estabelecido pelo edital é de 50 minutos.
·
Conteúdos específicos: descrever quais conteúdos serão abordados a partir do tema escolhido.
·
Objetivos: descrever os objetivos que pretende alcançar
com o desenvolvimento do plano de aula elaborado.
·
Metodologia: sabendo que o plano
deve ser elaborado pensando em uma metodologia de ensino, conforme o ponto selecionado, descrever como essa
metodologia será utilizada nas aulas, considerando os objetivos e os conteúdos selecionados. Lembre-se que a metodologia deve estar de acordo com os objetivos
estabelecidos e deve orientar a seleção das atividades e do processo de avaliação
correspondente.
PRODUÇÃO TEXTUAL
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Licenciatura em Matemática
·
Atividades propostas: o plano deve conter
todas as atividades a serem desenvolvidas durante a prova didática, simulando
uma aula com alunos dos anos iniciais
do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, bem como o passo a passo de como essas atividades poderiam
ser desenvolvidas e sua relação
com a formalização dos conceitos, a qual deve ocorrer em algum momento da aula. Além disso, nesse
momento, é necessário refletir a respeito de possíveis dúvidas que os alunos poderiam apresentar no desenvolvimento
dessas atividades e quais encaminhamentos poderiam
ser adotados diante
dessas dificuldades. Essas
reflexões podem contribuir com o desenvolvimento da aula durante
a prova didática, bem como para responder
possíveis questionamentos que podem ser feitos pelos membros da banca examinadora. Devido a isso, é necessário construir
essa etapa do plano o mais detalhado possível.
·
Recursos: especificar quais serão
os recursos utilizados para o desenvolvimento da atividade, sabendo que os únicos recursos que serão
disponibilizados a você durante a prova didática serão lousa, giz, computador e projetor. Os demais materiais
precisam ser providenciados por você, então é necessário especificá-los para que você possa prepará-los, caso seja esta a aula selecionada para ser ministrada durante a prova didática.
·
Avaliação: descrever a forma
de avaliação que será adotada durante a aula, explicitando os instrumentos de avaliação selecionados e
refletindo sobre como esse processo poderia ser explicitado ao longo da prova didática.
·
Referências:
listar, segundo normas ABNT,
todas as referências consultadas para a elaboração do plano de aula.
ATENÇÃO:
O plano de aula elaborado deve ser INÉDITO. Caso sejam identificados fragmentos plagiados, o trabalho será INVALIDADO.
Após
a realização das tarefas, elabore
um relatório contemplando todos os estudos
realizados, organizando-o com base nos
seguintes critérios:
PRODUÇÃO TEXTUAL
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Licenciatura em Matemática
Introdução: apresentar um texto que contemple os objetivos da produção textual, bem como os principais assuntos que serão discutidos ao longo do trabalho, considerando os estudos realizados com base nas tarefas
1 e 2, elaborando um texto
contendo de uma a duas
páginas. |
Desenvolvimento: será
composto por: ·
Tarefa 1: Descrição e justificativa a partir das análises de cada uma das questões resolvidas (3 a 6
páginas) ·
Tarefa 2: Elaboração de plano de aula contemplando um dos pontos apresentados (2 a 4 páginas) |
Considerações finais: apresentar um texto que retome os objetivos da produção textual, contemplando as principais reflexões desenvolvidas a partir
da temática em estudo. O texto elaborado deve conter de uma a duas páginas. |
Referências: apresentar todas as referências utilizadas na elaboração da produção. |
Anexos: apresentar os anexos, se houver. |
Materiais complementares
Para contribuir
com a elaboração do plano de aula e com a análise e discussão das questões resolvidas, bem como as reflexões solicitadas, seguem algumas sugestões
de materiais complementares que podem ser utilizados:
Sugestões de leitura:
·
ALLEVATO, Norma Suely Gomes. As concepções
dos alunos sobre Resoluções de Problemas ao utilizarem o computador no estudo de funções. 2007 Disponível em:
<http://www.scielo.org.ve/scielo.php?pid=S1011-22512007000100007&script=sci_arttext>. Acesso em: 30 nov. 2020.
·
ALMEIDA, Lourdes
Werle de; SILVA, Karina Pêssoa da; VERTUAN,
Rodolfo Eduardo. Modelagem
Matemática na Educação Básica. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2012.
(Disponível na Biblioteca Virtual).
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Licenciatura em Matemática
·
BORBA, Marcelo
de Carvalho; PENTEADO,
Miriam Godoy. Informática e Educação Matemática. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.
(Disponível na Biblioteca Virtual).
·
D’AMBROSIO, Ubiratan.
Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 5. ed. Belo
Horizonte: Autêntica Editora,
2013. (Disponível na Biblioteca Virtual).
·
MIGUEL, Antonio;
MIORIM, Maria Ângela.
História na Educação
Matemática: propostas e desafios. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica
Editora, 2011. (Disponível na Biblioteca Virtual).
·
ROLKOUSKI, Emerson.
Tecnologias no Ensino da Matemática. Curitiba:
Intersaberes, 2013. (Disponível na Biblioteca Virtual).
NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL
1. O trabalho
será realizado individualmente.
2.
Importante: Você deverá postar o
trabalho finalizado no AVA, o que deverá ser feito na pasta específica (“atividades
interdisciplinares”), obedecendo ao prazo limite de postagem, conforme disposto
no cronograma do curso. Não
existe prorrogação para a postagem da atividade.
3.
O trabalho final que
será postado no ambiente virtual de aprendizagem deve conter de 06 até, no máximo, 08 laudas (considerando-se
apenas a produção textual em si, com introdução, desenvolvimento e
conclusão, excetuando-se os elementos
pré e pós-textuais).
4.
Deve conter,
depois de pronto,
capa e folha de rosto padrão da Universidade, sendo
organizado no que tange à sua
apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto, espaçamentos, adentramento de parágrafos,
apresentação correta de citações e referências, entre outros elementos importantes), conforme modelo
disponível no AVA.
5.
A produção
textual é um trabalho original
e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros alunos
ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos
reprovados na atividade. Lembre-se de que a prática
do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada
no âmbito acadêmico.
6.
Importante: O trabalho deve ser
enviado em formato Word. Não serão aceitos, sob nenhuma hipótese, trabalhos enviados
em PDF.
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A seguir, apresentamos a você alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise do Tutor a Distância para atribuir o conceito à produção textual:
·
Normalização correta do trabalho, em respeito
às normas da ABNT, com atendimento ao número de páginas
solicitadas.
·
Apresentação de estrutura condizente com a proposta
apresentada (com introdução, desenvolvimento e conclusão).
·
Uso
de linguagem acadêmica adequada, com clareza
e correção, atendendo
à norma padrão.
·
Atendimento à proposta, contemplando todos os itens solicitados, com objetividade, criatividade, originalidade e autenticidade.
·
Fundamentação teórica
do trabalho, com as devidas
referências dos autores
eventualmente citados.
Lembre-se de que
seu Tutor a Distância está à disposição para lhe atender em suas dúvidas e, também, para repassar orientações sempre
que você precisar. Aproveite esta oportunidade para realizar um trabalho
com a qualidade acadêmica
de nível universitário.
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