PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR Núcleo Comum
da Saúde

PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG
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CURSO: Núcleo Comum da Saúde
PRODUÇÃO
TEXTUAL INTERDISCIPLINAR
Núcleo
Comum da Saúde
|
Curso: |
Núcleo Comum
da Saúde |
Semestre: 1º |
|
Disciplinas: |
·
Pensamento Científico ·
Psicologia Aplicada a Saúde ·
Sociedade Brasileira e Cidadania ·
Gestão, Qualidade e Segurança do Paciente |
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Competências: |
·
Refletir, articular e sistematizar conhecimentos teórico- metodológicos e empíricos necessários à prática do profissional da saúde. |
|
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Habilidades: |
·
Reconhecer a importância da saúde física,
mental e psicológica dos trabalhadores. ·
Analisar as relações e tensões das ações dos
sujeitos e as dinâmicas dos processos sociais. ·
Estabelecer a interdisciplinaridade. |
|
|
Objetivos da Aprendizagem: |
·
Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. ·
Desenvolver estudos independentes, sistemáticos e o auto
aprendizado. ·
Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução
de problemas práticos relativos à profissão. ·
Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual. |
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PRODUÇÃO
TEXTUAL INTERDISCIPLINAR
Núcleo
Comum da Saúde
PREZADOS ALUNOS,
Sejam bem-vindos a este semestre!
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo
(PTG) terá como temática a importância da
saúde física, mental e psicológica do trabalhador, de acordo com seu contexto
social e cultural, e seu impacto na qualidade da assistência à saúde. Escolhemos esta temática por possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre e, também,
para consolidar a reflexão sobre a prática em sala de aula.
ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL
Por meio da leitura
da SGA e, também, da situação-problema destacada, você deve elaborar
uma produção textual
que contemple as reflexões propostas.
Situação Geradora
de Aprendizagem (SGA)
Se você digitar a palavra “saúde”
em um site de busca,
aparecerá a seguinte
definição
Saúde
substantivo feminino
1.
estado de equilíbrio dinâmico
entre o organismo e seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais
do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo
vital.
2.
estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar
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Saúde, desse modo, abrange
ao mesmo tempo o bem-estar físico, mental e psicológico. Esse é o nosso ponto de partida.
A partir dela, analise a situação
problema a seguir.
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PRODUÇÃO
TEXTUAL INTERDISCIPLINAR
Núcleo
Comum da Saúde
Situação Geradora
de Aprendizagem (SGA)
Imagine
que você trabalha
em um hospital. Sua rotina
de trabalho é bastante estressante, uma vez que lida com
questões muito sérias cotidianamente. No ano de 2020, com a pandemia de coronavírus, que já causou
centenas de milhares
de mortes pelo mundo, essa rotina ficou ainda mais intensa
e desgastante. Além das questões ligadas diretamente ao trabalho e dos
desconhecimentos sobre a referida
doença, você tem medo de se infectar
e, também, de infectar seus familiares.
A partir dessa situação, você deverá
analisar o modo como a pandemia do coronavírus tem afetado os profissionais da saúde.
ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO
DO TRABALHO
Carmem Teixeira et al (2020, p. 3466),
analisando a questão da saúde do trabalhador da área de saúde em meio à pandemia, afirmou que:
Os profissionais e os trabalhadores de saúde envolvidos direta e indiretamente no enfrentamento da pandemia estão expostos cotidianamente ao risco de adoecer pelo coronavírus, sendo que a heterogeneidade que caracteriza este contingente da força de trabalho determina formas diferentes de exposição,
tanto ao risco de contaminação quanto
aos fatores associados às condições de trabalho. Problemas como cansaço
físico e estresse
psicológico, insuficiência e/ou negligência com relação às medidas de proteção e cuidado à saúde desses profissionais, ademais, não afetam da mesma maneira
as diversas categorias, sendo necessário
atentar para as especificidades de cada uma, de modo a evitar a redução da capacidade de trabalho e da
qualidade da atenção prestada aos pacientes.
Ou seja, apesar de todos estarmos
passando pela mesma situação, as autoras destacam que a situação desse profissional é ainda mais problemática, haja vista sua proximidade real e diária
com a doença e a não possibilidade de realização do
isolamento social.
Nesse sentido,
Os profissionais de saúde constituem um grupo de risco para
a Covid-19 por estarem expostos
diretamente aos pacientes infectados, o que faz com que recebam uma alta carga viral (milhões de partículas de vírus).
Além disso, estão submetidos a enorme estresse
ao atender esses pacientes, muitos em
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situação grave, em condições de trabalho, frequentemente,
inadequadas (2020, p. 3466).
Em outro
estudo sobre os profissionais da saúde concluiu-se que
78% dos profissionais de saúde tiveram sinais de síndrome
de Burnout no período da pandemia. A
prevalência foi de 79% entre médicos, 74% entre enfermeiros e 64% entre técnicos de enfermagem. Síndrome de
Burnout é um distúrbio psíquico de caráter depressivo, associado à atividade
profissional, que causa esgotamento físico e mental (disponível em https://medicinasa.com.br/burnout-profissionais-de-saude/).
Após as leituras, vocês deverão escrever
um texto que contemple as seguintes questões:
·
Como questões éticas se
intensificam em momentos como este, de pandemia, em que o tratamento dos pacientes e a qualidade de
vida do trabalhador tornam-se, ainda mais, centros de preocupação;
·
As relações mais hibridas entre
trabalho e vida, ou seja, entre as atividades produtivas que desempenhamos e nossa vida como um todo,
principalmente tendo em vista o aumento das
doenças entre os profissionais da saúde
nesse contexto;
·
Ao refletir sobre a importância da saúde
física, mental e psicológica do trabalhador, de acordo com seu contexto social e cultural, é
fundamental levar em consideração o princípio do “cuidado ao cuidador”, já que se trata de profissionais que
lidam diretamente o desafio de promoção
e preservação da saúde junto a pacientes com variados estados de padecimento. Analise e exemplifique que tipo de
iniciativas poderiam ser promovidas para garantir o “cuidado ao cuidador”, em âmbito público,
privado e mesmo civil.
Como uma sugestão possível de leitura, apresentamos o
artigo “Cuidando do cuidador: grupo de funcionários no Hospital Geral”.
AMARAL, R. A. MORAES, C. W. OSTERMANN, G. T. “Cuidando do cuidador: grupo de funcionários no Hospital Geral”. In: Rev. SBPH. Rio de Janeiro,
v. 13, n. 2, dez. 2010. p. 270-
281. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rsbph/v13n2/v13n2a09.pdf. Acesso:
21 jan. 2021.
·
A exposição dos profissionais da
área da saúde ao Coronavírus, além das condições de trabalho frequentemente inadequadas, com sobrecarga de trabalho,
bem como a gravidade dos pacientes, podem determinar
situações com potenciais implicações para
a segurança do
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paciente e qualidade da assistência em saúde. Desse modo, defina o que é cultura de segurança do paciente, sua importância, e quais estratégias
podem ser utilizadas para a que ela
possa ser empregada nos serviços
de saúde.
Como uma sugestão possível de leitura, apresentamos o artigo
“Cultura de segurança em unidades de terapia intensiva: perspectiva dos profissionais de saúde”.
SOUZA, C. A.; et. al.
Cultura de segurança em unidades de terapia intensiva: perspectiva dos profissionais de saúde. Revista Gaúcha
de Enfermagem. Porto
Alegre, v. 40, e20180294, 2019. Disponível em: https://bit.ly/3qKVPJ1. Acesso em: 21 Jan. 2021.
OBSERVAÇÃO:
Você pode – e deve – consultar outras fontes (textos,
artigos e afins) sobre o tema, na Biblioteca Digital,
na Biblioteca Virtual e nos materiais das disciplinas.
CRITÉRIOS AVALIATIVOS
A seguir, apresentamos a vocês alguns dos critérios
avaliativos que nortearão
a análise para o
conceito a ser atribuído pelo Tutor a
Distância à produção textual:
a) Normalização correta
do trabalho, em respeito às normas da ABNT.
b)
Apresentação de uma estrutura condizente com a proposta
apresentada.
c)
Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma padrão.
d) Abordagem de todos os itens propostos
para reflexão, considerando os seguintes aspectos:
clareza de ideias,
objetividade, criatividade, originalidade e autenticidade.
e) Fundamentação teórica
do trabalho, com as devidas
referências dos textos
e sites citados.
Lembrem-se de que seu Tutor a Distância está à disposição na Sala do Tutor para lhes atender
em suas dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que vocês precisarem. Aproveitem
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esta oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade
exigida por um trabalho acadêmico de nível universitário.
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