PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG
TEMOS A PRONTA ENTREGA TEMOS A PRONTA ENTREGA TEMOS A PRONTA ENTREGA TEMOS A PRONTA ENTREGA TEMOS A PRONTA ENTREGA
WhatsApp
(91) 98764-0830
E-mail:
direcionamentouniversitario@gmail.com
WhatsApp
(91) 98764-0830
E-mail: direcionamentouniversitario@gmail.com
WhatsApp
(91) 98764-0830
E-mail:
direcionamentouniversitario@gmail.com
WhatsApp
(91) 98764-0830
E-mail:
direcionamentouniversitario@gmail.com
WhatsApp
(91) 98764-0830
E-mail:
direcionamentouniversitario@gmail.com
CURSO: Enfermagem
TEMOS A PRONTA ENTREGA
WhatsApp
(91) 98764-0830
E-mail:
direcionamentouniversitario@gmail.com
TEMOS A PRONTA ENTREGA WhatsApp
(91) 98764-0830
E-mail:
direcionamentouniversitario@gmail.com
|
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
Curso |
Enfermagem |
Semestre |
8º |
Disciplinas |
·
Homem, Cultura e Sociedade; ·
Empreendedorismo ·
Ética, Política e Sociedade; ·
Saúde Coletiva |
Professores |
·
Maria Eliza Pacheco ·
Ewerton Taveira Cangussu ·
José Adir Lins
Machado ·
Danieli Juliani Garbuio Tomedi |
Competências |
·
Compreender de forma integrada os
conteúdos trabalhados no semestre em temáticas que abordem os mesmos na atualidade. ·
Buscar desenvolver o conhecimento teórico e prático
acerca dos conteúdos por meio de abordagens distintas. ·
Intervir no processo de saúde/doença responsabilizando-se pela
qualidade nos diferentes níveis de atenção
à saúde, desenvolvendo ações de promoção, prevenção, proteção e controle
de doenças e agravos; |
Habilidades: |
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você
terá desenvolvido as seguintes competências e habilidades: ·
Possibilitar o desenvolvimento de trabalhos em grupo, promovendo a capacidade de adaptação, comunicação e integração do espírito de equipe. ·
Fornecer sólida formação humanística e visão global
que habilite o acadêmico a compreender os meios
social, político, cultural e econômico. ·
Promover formação teórico-prática possibilitando a vivência concreta nas organizações, estimulando uma postura investigativa e de análise
crítico-reflexiva. ·
Formar profissionais com
visão
integral, capacidade de adaptação
e flexibilidade, que
atuem de forma
interdisciplinar. |
TEMOS A PRONTA ENTREGA
WhatsApp
(91) 98764-0830
E-mail: direcionamentouniversitario@gmail.com
PRODUÇÃO TEXTUAL
TEMOS A PRONTA ENTREGA WhatsApp
(91) 98764-0830
E-mail: direcionamentouniversitario@gmail.com
|
INTERDISCIPLINAR
|
·
Capacitar para que os indivíduos possam
tomar decisões complexas com ética e responsabilidade. ·
Permitir que os indivíduos consigam ampliar sua visão de forma competitiva, promovendo melhorias nas organizações. |
Objetivos da Aprendizagem: |
A produção textual é um procedimento metodológico de ensino aprendizagem que tem por objetivos: ·
Favorecer a aprendizagem. ·
Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. ·
Promover o estudo
dirigido a distância. ·
Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto aprendizado. ·
Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. ·
Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pela Diretriz Curricular do Curso. ·
Promover a aplicação da teoria e conceitos para
a solução de problemas práticos relativos à profissão. ·
Direcionar o estudante para a busca
do raciocínio crítico
e a emancipação intelectual. |
TEMOS A PRONTA ENTREGA
WhatsApp
(91) 98764-0830
E-mail:
direcionamentouniversitario@gmail.com
Prezados alunos,
Sejam bem-vindos ao primeiro
semestre!
A proposta de Produção Textual
Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática “ ”. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre.
Neste trabalho, vocês desenvolverão um
texto utilizando os conceitos aprendidos ao longo do semestre, por meio das disciplinas ministradas. Esse texto
deve abordar de maneira específica, porém interdisciplinar, todo o conteúdo, mediante as seguintes orientações:
ORIENTAÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL
1. Formação dos grupos:
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
Formem um grupo que contenha
no mínimo dois e no máximo sete integrantes, necessariamente da mesma turma e curso.
2.
Leitura e interpretação da reportagem:
Todos os integrantes deverão ler atentamente a notícia abaixo,
sobre a epidemia do coronavirus. Utilize seus conhecimentos
teóricos adquiridos ao longo das disciplinas desse semestre para interpretar a reportagem e responder aos desafios
propostos. Em grupo, produzam um
texto de acordo com o modelo de trabalho acadêmico e as normas da ABNT, contendo
de 8 a 20 laudas (páginas), excetuando capa, folha
de rosto e referências.
Leiam com atenção:
A epidemia
do coronavirus 2019 n-CoV
O primeiro alerta
para a doença foi emitido
em 31 de dezembro de 2019 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) após a notificação
de uma pneumonia de rápida evolução, diagnosticada na metrópole de Wuhan, sétima maior cidade da China.
Em 9 de janeiro de 2020 houve a primeira
vítima, um homem de 61 anos que foi hospitalizado com dificuldades respiratórias devido a uma pneumonia grave,
e evoluiu com quadro
de parada cardíaca e óbito. Até aquele
momento 41 pessoas
já haviam se infectado, e desde então os números só têm
aumentado. Devido a sua alta transmissibilidade, já foram registrados casos da doença em 23 países além da China.
Diante disso, a OMS declarou as infecções pelo coronavírus 2019 n-CoV como uma
emergência de saúde pública e de interesse
internacional.
Fora da China, países como os Estados Unidos, Turquia,
na Rússia e na Austrália
anunciaram procedimentos de detecção do vírus através
de monitores infravermelhos. O aeroporto de Heathrow,
em Londres, separou um terminal só para os viajantes que chegam de regiões já afetadas pelo vírus.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
Junto com a
disseminação do vírus, a desinformação, associada a teorias de conspiração, também cresce em ritmo acelerado pelas
redes. Desde o anúncio dos primeiros casos, a
origem do coronavírus tem sido alvo de debate
na internet.
Acredita-se que o vírus tenha surgido a partir do comércio
ilegal de animais selvagens em um
mercado de frutos do mar em Wuhan, porém, foram divulgadas uma série de vídeos que supostamente mostrariam chineses
comendo morcegos em meio a eclosão do vírus na cidade
de Wuhan.
Entretanto, verificou-se que o vídeo não foi filmado em
Wuhan e nem na China, mas sim em
Palau, um arquipélago no oceano Pacífico, do ano de 2016. Neste vídeo, a
blogueira e apresentadora Mengyum
Wang conta sobre o cotidiano das pessoas locais durante uma viagem que realizou. Além disso, apesar de
os morcegos terem sido sugeridos como possível origem do
vídeo, a sopa de morcego
não é particularmente comum no país.
Fontes:
G1. Coronavírus:
o que se sabe e o que ainda é dúvida sobre o novo vírus que surgiu na China. Rio de Janeiro, 2020. Disponível
em: https://glo.bo/2GEudQW.
Acesso em 31 jan 2020. [Adaptado]
BBC News Brasil.
Coronavirus e “sopa de morcego”? Teoria de conspiração e fake news se espalham com avanço de surto. São Paulo,
2020. Disponível em: https://bbc.in/2UfiNuQ. Acesso em
31 jan 2020. [Adaptado]
Diante da situação
apresentada acima, orientamos que reflitam e elaborem um texto com os seguintes desafios:
DESAFIO 1: Novos problemas exigem novas soluções! Na medicina, o uso de robôs é um
fato já presente e fica ainda mais importante quando é preciso
evitar o contato
entre humanos, especialmente quando se trata do manejo de
doenças transmissíveis. Diante disso, sugerimos que em sua dissertação, você explique o conceito de intraempreendedorismo dentro da área da saúde,
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
apresentando o conceito de inovação, e comente sobre essa
novidade, e como ela se aplicaria aos hospitais que atenderiam
aos casos suspeitos do coronavirus 2019 n-CoV.
DESAFIO 2: A verdade normalmente é tema da ciência e não da ética, essa tem por
tema o bem. Contudo, em certas
ocasiões a verdade e o bem estabelecem um forte vínculo de modo que a ausência de um pode resultar na ausência
do outro. E, ultimamente, com o avanço das redes sociais e com o tramitar insistente de todos os tipos de informações,
temos presenciado essa situação com muita constância.
A nossa proposta é que você(s) realize(m) uma pesquisa sobre a verdade, buscando
o seu significado, a sua
historicização, enfim, tudo aquilo que você(s) julgar(em) interessante e útil,
apresente isso em seu trabalho
e, num segundo momento, reflita
e descreva como a questão
da verdade sobre o surto do
corona vírus pode representar um bem ou um mal.
Para auxiliar na pesquisa propomos alguns materiais nas “referências”, mas você(s) tem (têm) liberdade
para fazer uso de outros materiais que julgar adequados.
DESAFIO 3: Ao realizar a leitura de seu livro didático da disciplina de Homem
Cultura e sociedade, (unidade 3 e 4)
você percebeu que a globalização é um fenômeno mundial, afeta a economia, a cultura, a tecnologia, a saúde e a
política global, porque traz em seu cerne a contradição entre os povos e suas economias.
O cenário natural é significativamente afetado pelas
consequências do mundo globalizado e sua relação com a vida e o ambiente. Observa-se que a globalização é uma rede de intercambio político, social e
cultural entre as diversas nações e representa também uma nova forma de
organização das sociedades, capaz de
superar as identidades nacionais e os particularismos religiosos, étnicos e regionais.
Uma das principais características do mundo globalizado é a
facilidade de circulação de pessoas por diversas
nações e esse encurtamento das distancias e as facilidades de transito principalmente aéreo, facilita que
uma doença transmissível e infecciosa se espalhe rapidamente pelas regiões do
globo, causando surtos
epidêmicos, conforme descrito no estudo
de caso.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
Outra característica importante do mundo globalizado são as
questões ambientais produzidas pelo homem, pelo turismo entre os continentes, fatores que contribuem para a disseminação de epidemias.
Nessa perspectiva, apresente um comentário justificando
como a consolidação da sociedade global tem
alterado significativamente o cenário natural, no qual estamos inseridos e
quais as implicações para a saúde global.
DESAFIO 4: Diante da epidemia do coronavírus 2019 n-CoV, o governo brasileiro
passou adotar medidas para
atendimento aos casos suspeitos no país, as quais estão contempladas no Plano Nacional de Resposta às Emergências em
Saúde Pública do Ministério da Saúde, implantado no ano de 2005. Para isso, a integração entre as ações da vigilância
epidemiológica e da vigilância sanitária tornam-se
imprescindíveis para coordenar as esferas de gestão do SUS e mobilizar os
serviços de saúde a fim de produzir
uma resposta adequada à doença. Neste sentido, indique as funções da vigilância epidemiológica e da vigilância
sanitária, e descreva a área de atuação de cada uma delas diante a
evidência de uma epidemia, como a do coronavírus 2019 n-CoV.
REFERÊNCIAS:
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Guia de vigilância epidemiológica. 7. ed. Brasília/DF, 2009. Disponível em: https://bit.ly/2RKqlEs. Acesso em 31 Jan.
2020.
BERLINGUER, Giovanni. Globalização e saúde global. Estudos Avançados, 1999, v.13, n. 35, p. 21-38. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ea/v13n35/v13n35a03.pdf. Acesso em 03 fev 2020.
CIZOTO, Sonelise Auxilidadora; CARTONI, Daniela
Maria. Ética, política
e sociedade. Londrina:
Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. [Biblioteca Virtual Kroton].
CUNHA, Camila. Robôs ou médicos? A medicina do futuro é robótica. Disponível em: http://www.comciencia.br/robos-ou-medicos-medicina-do-futuro-e-ciborgue/
PRODUÇÃO
TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
MEARSCHEIMER, JOHN J. Por
que os líderes mentem. Rio de Janeiro:
Zahar, 2012. [Biblioteca Digital
– Minha
Biblioteca]
SOLHA, R.K.T.; GALLEGUILLOS, T.G.B. Vigilância em saúde ambiental e
sanitária. 1. ed. São Paulo: Érica,
2014.
3.
Agora é com vocês!
Elaborem uma redação
coesa, coerente e com argumentos acadêmico-científicos de modo fluido
com as seguintes etapas:
·
Introdução:
Contextualizem a situação
apresentada apontando de maneira superficial, principalmente, os
conteúdos que serão desenvolvidos ao longo do texto.
·
Desenvolvimento:
Sigam o roteiro abaixo para redigir o texto. Lembrem-se que a
redação deverá ter coesão, portanto, façam uma discussão em vez de respostas diretas.
·
Conclusão: Em um único parágrafo, descrevam a conclusão
que o grupo chegou sobre
o caso ao considerar, em especial, o título da temática dessa produção textual.
·
Referências:
Para fazer a lista de referências das obras que foram consultadas e a formatação da produção textual interdisciplinar em grupo, sigam as normas
da ABNT, conforme as orientações no
arquivo anexo.
NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL
isso:
A produção
textual interdisciplinar em grupo deverá ser postada no ambiente
virtual. Para
- Este trabalho deve ser realizado com participação de 2 a 7 integrantes em cada
grupo. Atentem que todos os integrantes devem pertencer à mesma turma e curso.
Ao formar o grupo, um aluno
(líder) deverá ficar responsável para cadastrar os demais integrantes no
Ambiente Virtual de Aprendizagem,
somente após cadastrar o grupo, o trabalho deverá ser enviado. Apenas um aluno
cadastra o grupo e
envia o trabalho do seu grupo;
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
- A capa do trabalho deverá conter os nomes de todos os alunos
do grupo;
- Ao definir
quem serão os participantes do grupo, informe
seu tutor de sala. Isto é importante para ele acompanhar e saber quem são os grupos que já estão formados. Lembre-se que é responsabilidade do aluno acompanhar o cadastro do grupo pelo aluno responsável (líder), bem como, acompanhar a inserção da atividade;
- Quando
o aluno responsável pelo cadastro do grupo e pelo cadastro de atividade não realiza
os procedimentos dentro
do prazo devido, todo o grupo fica prejudicado;
- A produção textual deverá obedecer às normas técnicas da
ABNT. Acesse a “Biblioteca Digital”,
clique em “Padronização” e escolha as opções “Trabalhos acadêmicos –
Apresentação” e “Modelo para elaboração
de Trabalho Acadêmico”;
-
A produção textual
deve ser cadastrada em arquivo Word;
- Em caso de dúvida
para elaboração do trabalho, você deverá buscar
orientações na sala do
tutor;
- Atenção aos prazos de postagens!
Critérios avaliativos
Apresentamos os critérios avaliativos que nortearão a devolutiva escrita
e o conceito a ser dado pelo tutor
a distância.
Critério |
Significado |
Valor/peso |
Coerência, clareza e coesão |
O texto apresenta uma linguagem de fácil compreensão, apresentando os argumentos de modo claro
e coeso. |
20% |
Aplicação dos conteúdos interdisciplinares no texto argumentativo |
No texto escrito (com as justificativas e argumentações) as ideias apresentam relação direta com a situação descrita e explicitam conteúdos trabalhados em TODAS as disciplinas do semestre. |
30% |
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
Riqueza de argumentação |
O texto tem relação direta com o tema, traduzem uma reflexão crítica
e contempla os pontos estabelecidos no roteiro. |
30% |
Conclusão |
As considerações finais refletem, de fato, a resolução da problemática pelo grupo sobre a SGA sem repetições ou redundâncias. |
10% |
Normatização |
Respeito
às normas do manual e da ABNT. |
10% |
Nenhum comentário:
Postar um comentário