TEMOS A PRONTA ENTREGA PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM
GRUPO – PTG Educação Física
WhatsApp (91) 98764-0830
E-mail: direcionamentouniversitario@gmail.com


PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG
TEMOS A PRONTA ENTREGA TEMOS A PRONTA ENTREGA TEMOS A PRONTA ENTREGA TEMOS A PRONTA ENTREGA TEMOS A PRONTA ENTREGA
WhatsApp (91) 98764-0830
E-mail: direcionamentouniversitario@gmail.com
WhatsApp (91) 98764-0830
E-mail: direcionamentouniversitario@gmail.com
WhatsApp (91) 98764-0830
E-mail: direcionamentouniversitario@gmail.com
WhatsApp (91) 98764-0830
E-mail: direcionamentouniversitario@gmail.com
WhatsApp (91) 98764-0830
E-mail: direcionamentouniversitario@gmail.com
CURSO: Educação Física
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
TEMOS A PRONTA ENTREGA
EM GRUPO – PTG
WhatsApp (91) 98764-0830
E-mail: direcionamentouniversitario@gmail.com
Educação Física
|
Curso: |
Educação Física |
Semestre: 7° |
|
Disciplinas: |
·
Educação de Jovens
e adultos ·
Educação e Diversidade ·
Educação Inclusiva ·
Práticas Pedagógicas em Educação Físíca: cult. corp.
e cida. ·
Fisiologia do Exercício ·
Psicologia da Educação e da Aprendizagem |
|
|
Professores |
Tatiane
Mota Santos Jardim Vilze Vidotti Costa Natalia
Gomes dos Santos Lucio Flávio Soares caldeira Luana
Cristine Franzini de Conti Natalia da Silva Bugança |
|
|
Competências: |
·
Compreender a importância de propostas educacionais que contemplem a diversidade e a inclusão, sustentado pelos valores e ideais de uma escola para todos. ·
Compreender os fundamentos teórico-metodológicos da educação de jovens e adultos e
relacioná-los ao Ensino da Educação
Física ·
Refletir sobre o ensino
das práticas corporais nas aulas de Educação Física,
relacionando-as com os temas da saúde e qualidade de vida |
|
|
Habilidades: |
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, o aluno terá
desenvolvido as seguintes competências e habilidades: ·
Formar profissionais com visão integral, capazes
de se adaptarem e serem flexíveis, atuando de forma interdisciplinar. |
|
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
TEMOS A PRONTA ENTREGA
EM GRUPO – PTG
WhatsApp (91) 98764-0830
E-mail: direcionamentouniversitario@gmail.com
Educação Física
|
|
·
Fornecer sólida formação humanística e visão global
que habilite o acadêmico a compreender os meios social, político,
cultural e econômico. ·
Promover formação teórico-prática
possibilitando a vivência concreta nas organizações, estimulando uma postura investigativa e de análise crítico-reflexiva. |
|
Objetivos da Aprendizagem: |
A produção textual é um procedimento metodológico de ensino
aprendizagem que tem por objetivos: •
Favorecer a aprendizagem. •
Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo
aprendizado eficiente e eficaz. •
Promover o estudo
dirigido a distância. •
Desenvolver os estudos
independentes, sistemáticos e o auto
aprendizado. •
Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. •
Promover a aplicação da teoria e
conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão. •
Direcionar o estudante para
a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual. |
Produção Textual Interdisciplinar em Grupo
Caro(a) aluno(a): Sejam bem vindos a este semestre!
A proposta da Produção Textual Interdisciplinar em Grupo terá
como tema “A intervenção pedagógica
do professor de Educação Física diante dos conceitos de diversidade e inclusão,
a partir da sua atuação em diferentes níveis de escolaridade”
Atualmente se faz necessário a presença de profissionais
qualificados para atuar em
contextos educacionais cada vez mais plurais e complexos. O professor de Educação Física,
TEMOS A PRONTA ENTREGA
WhatsApp (91) 98764-0830
E-mail: direcionamentouniversitario@gmail.com
PRODUÇÃO TEXTUAL
|
TEMOS A PRONTA ENTREGA WhatsApp (91) 98764-0830
E-mail: direcionamentouniversitario@gmail.com
|
INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG
Educação Física
ao ensinar seus conteúdos, também se depara com a
diversidade, e deve estar preparado para promover
uma educação democrática e inclusiva, voltada
às diferenças. Neste percurso muitos
desafios se impõem e para superá-los um dos caminhos
se faz evidente: a necessidade constate de construção e aprofundamento dos seus conhecimentos.
ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO
DO TRABALHO 1º PARTE – PRODUÇÃO DE TEXTO
TEMA: A intervenção pedagógica do professor de Educação Física diante dos conceitos
de diversidade e inclusão, a partir da sua atuação em diferentes níveis de escolaridade”
ü Vocês deverão
fazer a leitura (obrigatória) dos textos
disponibilizados:
OLIVEIRA, R. C. de. Educação
física e diversidade cultural: um diálogo
possível. Conexões, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 19–30, 2008. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637876.
FERREIRA, F. M.; DAOLIO, J. Educação
física escolar e inclusão: alguns desencontros. Kinesis, Santa
Maria, v. 2, n. 32, p. 52-68, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/16505.
CAETANO, S. P. N.; SANTOS, M. R. dos. Educação Física na
Educação de Jovens e Adultos: Um
Relato De Experiência. X Congresso Nacional de Educação- EDUCERE, Curitiba- Pr, 2011.Disponível em: https://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/4564_3561.pdf
ü Fazer a discussão destas
referências em grupo;
ü Após leitura e
discussão dos textos propostos, vocês deverão redigir uma produção textual,
em forma de texto crítico-argumentativo, com o tema: A intervenção
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG
Educação Física
pedagógica do professor de Educação Física diante dos conceitos de diversidade e inclusão, a partir da sua atuação
em diferentes níveis de escolaridade”.
ü É importante que o texto aborde os conteúdos presentes nos artigos disponibilizados, além de uma reflexão sobre a prática do profissional de
Educação Física, fazendo a interlocução
entre: a ação docente no ensino de jovens e adultos, a educação inclusiva
e voltada à diversidade.
ü Além
dos textos de leitura obrigatória, será possível acrescentar informações a respeito do tema desta etapa de produção
de texto com artigos científicos de fontes confiáveis, livros
e publicações de trabalhos em anais de congresso.
Orientações específicas:
- Elaborar um texto de no mínimo
2 (duas) e no máximo
3 (três) páginas
de conteúdo escrito,
sem tópicos. Redigir de acordo com as normas da
ABNT.
2º PARTE – RESOLUÇÃO DA SITUAÇÃO-PROBLEMA
Objetivo: Integrar os aspectos teóricos materializados diante de um cenário
prático, de forma interdisciplinar,
para a resolução de uma situação real da área, com o tema “Ensino de Educação Física no Ensino
Médio: temas relacionados à fisiologia do exercício”.
Situação-Problema (SP)
Diogo é um professor de Educação Física com pouco
tempo de formação.
Entretanto, devido a todo seu esforço e dedicação durante os
estudos na faculdade, Diogo não demorou para
conseguir emprego em uma escola privada de sua cidade. O diretor da
escola indicou as turmas do Ensino
Médio para ele assumir, a partir de aulas teóricas e práticas. A proposta inicial foi estudar sobre os exercícios
físicos e seus efeitos no organismo dos alunos, considerando as várias diferenças entre eles. Diogo entende que
propiciar aos jovens estudos sobre
alguns aspectos relacionados à fisiologia do exercício proporciona uma ampliação
sobre o “olhar” dos alunos acerca da temática da saúde, alertando
ainda sobre
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG
Educação Física
os variados problemas de saúde que tantas pessoas sofrem.
Dentre os diversos temas abordados e
discutidos, três se destacaram nas turmas que ele lecionava, devido às principais dúvidas e queixas dos
alunos:
a) Resistência cardiorrespiratória muito
baixa.
b) Baixos níveis
de Força muscular
C) Sobrepeso e obesidade
Caro (s) aluno (s), ao analisar estes três tópicos, e
sabendo que é importante diminuir os fatores de risco que podem causar disfunções crônico-degenerativas aos alunos, questiona- se:
a)
Que tipo de metabolismo está associado as atividades
cardiorrespiratórias e de força muscular? Explique sua resposta.
b)
Quais poderiam ser os exercícios/atividades físicas indicadas aos alunos? Justifique
as respostas utilizando seus conhecimentos de
fisiologia do exercício.
c)
Quais aspectos os docentes poderiam
estudar nas aulas,
a partir destes
três temas?
Diante do cenário aqui posto, tentem fazer o exercício de
se colocar no lugar de Diogo e demonstrem todo o conhecimento de vocês sobre este tema. Vamos lá!
Aqui segue duas referências que podem colaboram
com a resolução da situação:
ROWLAND, Thomas W. Fisiologia do exercício na criança. 2ed.
Barueri, SP: Manole, 2008. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520449899/cfi/0!/4/4@0.00:0.00
MCARDLE, Willian; KACHT, Frank; KACHT, Victor. Fisiologia
do exercício: nutrição, energia e
desempenho humano. 7ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788527730167/cfi/6/2!/4/2/2@0:0
PRODUÇÃO
TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG
Orientações específicas:
Educação Física
-
Resolver a
SP em forma de texto. Redigir
o texto de acordo com as
normas da ABNT.
-
O texto deve abordar os questionamentos feitos
na SP.
-
O
texto não deve ser em tópicos de perguntas e respostas. Utilize
as orientações acima para construir a estrutura e a lógica dos parágrafos do texto.
-
Redigir um texto descritivo de no mínimo
3 (três) e no máximo
4 (quatro) páginas
de conteúdo escrito,
sem tópicos. Redigir
o texto de acordo com as normas
da ABNT.
-
Para auxiliá-lo, utilize os artigos sugeridos
acima, os livros
didáticos das disciplinas do semestre e outras
referências (livros ou artigos) sobre o assunto.
·
Capa - com nome da instituição (logomarca), nome das disciplinas do semestre, nome de todos os professores desse semestre e nome completo de todos os alunos;
·
Introdução - Apresentar o objetivo e o que foi realizado
no trabalho (uma página);
·
Desenvolvimento - deve constar
as duas partes
do trabalho descrito
acima (produção de texto e resolução da situação-problema);
·
Conclusão - Apresentar suas considerações finais sobre o trabalho realizado
(uma página);
·
Referências: citar todas as fontes pesquisadas e utilizadas de acordo com as normas
da ABNT.
- Todas as etapas devem
ser realizadas dentro do prazo
devido.
-
Devem participar dos grupos somente
os alunos do mesmo semestre
e da
mesma turma.
NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL
1. O trabalho
será realizado em grupos, de 02 a 07 alunos,
no máximo.
2.
A formação dos grupos é de
responsabilidade dos alunos; no entanto, solicitamos que sigam as orientações do Tutor Presencial, responsável por cadastrar os grupos no sistema.
3.
Importante:
somente o líder do grupo conseguirá cadastrar o trabalho
finalizado no sistema, o que deverá ser feito na pasta específica (“atividades interdisciplinares”), obedecendo
ao prazo limite de postagem, conforme disposto no cronograma do curso. Não existe
prorrogação para a postagem da atividade.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG
Educação Física
4.
O
trabalho final que será postado
no ambiente virtual
de aprendizagem deve conter de 06 até, no máximo,
08 laudas (considerando-se apenas a produção
textual em si, com introdução, desenvolvimento e conclusão, excetuando-se os elementos
pré e pós-textuais).
5.
Deve conter, depois de pronto, capa
e folha de rosto padrão da Universidade, sendo
organizado no que tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto, espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta de citações e referências, entre outros elementos importantes), conforme modelo
disponível no AVA.
6.
A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos
aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da
internet. Os trabalhos plagiados serão
invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembre-se
de que a prática
do plágio constitui
crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610),
e deve ser evitada no âmbito
acadêmico.
7.
Importante:
O trabalho deve ser enviado em formato Word. Não serão
aceitos, sob nenhuma hipótese, trabalhos enviados em PDF.
A seguir, apresentamos a vocês alguns dos critérios
avaliativos que nortearão a análise do Tutor a Distância para atribuir o conceito à produção
textual:
·
Normalização correta do trabalho,
em respeito às normas da ABNT, com atendimento ao número
de páginas solicitadas.
·
Apresentação de estrutura condizente com a proposta
apresentada (com introdução, desenvolvimento e conclusão).
·
Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza
e correção, atendendo à norma padrão.
·
Atendimento à proposta, contemplando todos os itens solicitados, com objetividade, criatividade, originalidade e autenticidade.
·
Fundamentação teórica
do trabalho, com as devidas
referências dos autores
eventualmente citados.
Lembre-se de que seu Tutor a Distância está à disposição
para lhes atender em suas dúvidas
e, também, para repassar orientações sempre que vocês precisarem. Aproveite
esta oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade acadêmica de nível universitário.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG
Educação Física
Nenhum comentário:
Postar um comentário